Retirada dos paralelepípedos e pavimentação de ruas melhoram a infraestrutura e mobilidade urbana em Olímpia
Considerada uma das obras mais pedidas pelos moradores da Estância Turística de Olímpia, a remoção dos paralelepípedos é uma realidade que está transformando as ruas da cidade.
Iniciado em 2020, o projeto de retirada dos blocos pela pavimentação promove a melhoria na infraestrutura das ruas e avenidas do município, com recuperação asfáltica e pavimentação. A remoção, além de um pedido antigo dos moradores e dos motoristas, é um compromisso da atual gestão para oferecer mais qualidade e mobilidade urbana adequada à população.
Além da remoção e pavimentação, em alguns locais onde é necessário são feitas também obras de galeria para melhorar a drenagem e escoamento das águas pluviais. Ruas do centro e também dos bairros já receberam os trabalhos com toda estrutura que é precisa.
Levando em consideração o valor histórico dos paralelepípedos, os blocos retirados das ruas são restaurados e assentados em espaços culturais adequados, para preservação do patrimônio local, como o caso em que houve o reaproveitamento das peças na ECO – Estação Cultural de Olímpia (antiga Estação Ferroviária), embelezando o local e promoveu a preservação do patrimônio histórico.
Ruas de terra
Além da remoção dos paralelepípedos, outra obra que visa melhorar a infraestrutura e mobilidade é a pavimentação de ruas de terra existentes em diversos bairros da Estância Turística de Olímpia.
Para a melhoria, as vias recebem toda a estrutura necessária como obras de drenagem, construção de guias e sarjetas para aplicação da massa asfáltica, além de calçadas e iluminação pública, proporcionando mais qualidade e menos transtornos aos moradores.