Olímpia implanta sistema de ensino “Trilhas” com novo material didático para melhoria do aprendizado na rede municipal

Por
(Atualizado em 29/05/2023 - 10h16)
Compartilhar

Os investimentos na educação para melhoria da qualidade do ensino e da estrutura oferecida aos alunos são prioridade na Estância Turística de Olímpia. As escolas da rede municipal, que são totalmente climatizadas e contam com tablets para o Ensino Fundamental e mesas digitais para as creches, contam agora também com novo material didático, a partir deste ano letivo de 2023.

O sistema de ensino “Trilhas” se destaca por seu uso em instituições particulares de todo o País e fortalece a metodologia de ensino e a aprendizagem com conteúdos que integram conhecimentos e formação de valores aos recursos impressos e digitais, com o objetivo de estabelecer um processo de ensino dinâmico e coerente para o estudante. A ideia é prepará-lo não apenas para os desafios da vida acadêmica, mas também formar cidadãos conscientes e atuantes, inserindo as crianças em um contexto de práticas pedagógicas que conciliam as vivências e brincadeiras com o devido suporte do professor para desenvolver o potencial do aluno.

Para isso, o trabalho explora, com o apoio do apostilado, ações e atividades que estimulem a reflexão crítica e uma formação baseada em valores, respeitando as necessidades e a faixa etária de cada modalidade de ensino. Assim, para a Educação Infantil, o material conta com atividades que incentivem o encantamento pela leitura, o uso de músicas e brincadeiras no aprendizado, bem como no Ensino Fundamental, o uso de materiais lúdicos associados a propostas que envolvam maior participação também da família, além da ferramenta “Aceleradores de resultados”, que são um conjunto de soluções educacionais que auxiliam os estudantes no desenvolvimento de múltiplos conhecimentos e variadas habilidades durante todo o ano letivo.

A mudança do sistema de aprendizado em toda a rede municipal já vinha sendo estudada pelo município, a pedido do prefeito Fernando Cunha, como proposta de atualização da metodologia, tendo em vista que o sistema atual estava em uso há 14 anos. Além disso, a novidade chega para acompanhar os investimentos que têm sido realizados na educação, principalmente, com a exploração dos recursos tecnológicos, buscando oferecer aos alunos uma imersão maior e mais adequada ao universo em que vivem, aliando o estudo à convivência em sociedade, tornando-os cidadãos mais preparados.

O material pertence à FTD Educação, considerada a mais completa editora de livros didáticos do Brasil. A intenção do município é também de que com as escolas e os alunos ainda mais preparados, haja melhoria do desempenho de Olímpia em avaliações e índices importantes da educação, como Saeb, Ideb, Saresp, entre outros.

 

Leia também

Ver mais